• Ir para Perguntas Frequentes organizadas por Tema / Eleição
  • Ir para página com o índice de todos os atos eleitorais
  • Ir para página de Resultados Eleitorais
  • Consulte a CNE, apresente queixa, peça esclarecimentos ou documentação

PR 2016 - Horário de encerramento da votação no ESTRANGEIRO - dia 24 de janeiro

Sexta, 22 Janeiro, 2016

REGRA: a votação decorre entre as 08h00 e as 19h00 locais - Europa, África, Ásia e Oceânia. 

EXCEÇÃO:  no dia 24 de janeiro no continente Americano, a votação abre às 08h00 e encerra entre as 12h00 e as 18h00 locais, consoante o local - Consulte o horário de encerramento da votação no estrangeiro no dia 24 de janeiro - por assembleia de voto/país.

Isto deve-se ao facto de a Lei Eleitoral do Presidente da República determinar que, em caso algum, pode ser ultrapassada a hora de encerramento das urnas no território nacional. Ora, no território nacional, atendendo à hora em que a votação encerra nos Açores, esse limite corresponde às 20h00 horas Lisboa. Assim, são afetados os locais onde às 20h00 Lisboa ainda não atingiram as 19h00 locais, i.e., todos os casos de diferença horária UTC-2 a UTC-8 (tendo em conta os casos reais).

NOTA: Em qualquer caso, a votação pode ser declarada encerrada logo que tiverem votado todos os eleitores inscritos (constantes dos cadernos eleitorais), i.e., antes da hora legalmente definida.

Veja, ainda, os LOCAIS de funcionamento das assembleias de voto e desdobramentos no ESTRANGEIRO - dias 23 e 24 de janeiro.