Desde 1975 que não houve eleições gerais em apenas 6 anos: 1977, 1978, 1981, 1990, 2010 e 2018. Se considerarmos as eleições intercalares para órgãos das autarquias locais, só no ano de 1977 não houve eleições.
A cada eleição corresponde um "ciclo eleitoral" que compreende três fases: pré-eleitoral, eleitoral e pós-eleitoral.
O ciclo eleitoral tem início mais de seis meses antes do momento em que é marcada a eleição, designadamente com a preparação da campanha de esclarecimento e apelo à participação dos cidadãos e a elaboração de manuais de candidatura e outros documentos para o esclarecimento dos intervenientes, e termina com a resolução das queixas, reclamações e pedidos de esclarecimento e, ainda, a instrução e decisão dos processos de contraordenação.
A duração de cada ciclo eleitoral é, em regra, superior a 1 ano e pode ultrapassar os 3 anos, como costuma ocorrer com as eleições autárquicas. Por isto, os ciclos eleitorais sobrepõem-se.
Existem outras tarefas e atividades que não incidem sobre os atos eleitorais em concreto e que a todo o tempo são desenvolvidas, de que são exemplo as seguintes:
- Prestação de informações e elaboração de pareceres em resposta a solicitações de diversas entidades e queixas sobre matérias fora do âmbito de competência da CNE em razão do tempo;
- Pareceres sobre projetos de diplomas legais, a pedido da Assembleia da República;
- Gestão do sítio da CNE na internet;
- Edição da newsletter;
- Gestão de ferramentas informáticas de apoio ao processo eleitoral: VPN.Eleitoral (tendo como principais destinatários as câmaras municipais e as assembleias de apuramento intermédio/geral), Mapa-Calendário, Tempos de Antena e Base de resultados eleitorais;
- Contributos para relatórios nacionais;
- Respostas a inquéritos internacionais;
- Revisão e atualização das leis eleitorais e complementares aplicáveis;
- Publicação das leis eleitorais e das complementares com anotações e comentários que dão conta da principal jurisprudência dos tribunais e da doutrina que ela própria vai consolidando e da que vai sendo produzida por especialistas;
- Atualização das Perguntas frequentes;
- Promoção e apoio a entidades que promovam ações de sensibilização e esclarecimento eleitoral e de estudo técnico e científico.