Falecimento do Senhor Dr. Manuel dos Santos Machado
É com choque sentido que esta Comissão reúne sem a presença do substituto do presidente, como tal eleito unanimemente pelos seus pares, Dr. Manuel dos Santos Machado, ausente, por doença, no passado dia 11 e falecido a 15.
Pela primeira vez na sua existência de quase 40 anos (35 dos quais na sua forma atual) a Comissão Nacional de Eleições vê-se confrontada com o falecimento de um dos seus membros em pleno exercício de funções.
A perda sentida nestas circunstâncias assume, porém, um maior e mais profundo significado quando dela resulta, para os sobrevivos, a responsabilidade acrescida de manter o convívio necessário entre pessoas com perspetivas e objetivos diversos, por vezes antagónicos, a dedicação, a isenção, o sentido de equilíbrio e de justiça que, com a presença e a ação do Dr. Manuel Machado, sempre pareceram brotar naturalmente e quase sem esforço.
Bem haja.
Deliberação aprovada por unanimidade na reunião plenária de 18 de junho de 2013.
Foram recebidas mensagens de condolências do Partido Comunista Português, do Partido Ecologista «Os Verdes» e outras em nome individual.