• Ir para Perguntas Frequentes organizadas por Tema / Eleição
  • Ir para página com o índice de todos os atos eleitorais
  • Ir para página de Resultados Eleitorais
  • Consulte a CNE, apresente queixa, peça esclarecimentos ou documentação

19.º Simpósio Internacional sobre Assuntos Eleitorais

19.º Simpósio Internacional sobre Assuntos Eleitorais

 

A Comissão Nacional de Eleições e o International Centre for Parliamentary Studies (ICPS) promoveram o 19.º Simpósio Internacional sobre Assuntos Eleitorais, que teve lugar em Portugal entre os dias 14 e 16 de novembro de 2023.

Foto de Grupo

 

BALANÇO DO EVENTO
 

Deliberação de 21 de novembro de 2023

EA CNE de Portugal organizou, pela segunda vez, o Simpósio Internacional sobre Assuntos Eleitorais do ICPS - International Centre for Parliamentary Studies.

A sessão de abertura oficial do Simpósio foi presidida por Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República.

Na sua intervenção informou os participantes sobre a natureza, composição e ação da Comissão Nacional de Eleições de Portugal, destacou a atualidade e importância dos temas do simpósio e sublinhou, em especial, a importância de encontrar formas inclusivas de propiciar a participação eleitoral dos cidadãos e a necessidade de instituir mecanismos de combate à desinformação no respeito pelos princípios da liberdade de expressão e de informação.

Estiveram representados 114 participantes oriundos de 44 países e 63 entidades, a grande maioria, organismos de administração eleitoral congéneres.

Os objetivos centrais do 19.º Simpósio foram a troca de experiências e partilha de boas práticas no contexto da pandemia, as dificuldades sentidas e as possibilidades de generalização para situações semelhantes e, ainda, a reflexão sobre os desafios para o futuro.

Nos painéis de discussão e apresentações participaram 19 oradores.

Os temas discutidos foram abordados de diferentes perspetivas, de acordo com a experiência de cada um dos oradores e das competências da entidade que cada um representava, a saber:
Realizar eleições em contexto de pandemia: Lições aprendidas com a COVID-19;

  • O futuro da votação: Identificação dos votantes, biometria e voto eletrónico;
  • Combate à desinformação: Estratégias para proteger a integridade eleitoral.

À parte dos painéis, foram, ainda, apresentados os seguintes temas:

  • Como é acompanhado o ciclo eleitoral;
  • As eleições no Quénia - 2022 – uma história de sucesso;
  • Retrocesso eleitoral? Qualidade das eleições em todo o mundo, ameaças futuras e como a integridade eleitoral pode ser protegida.

No que respeita às comunicações e conclusões que podem relevar para a ação da Comissão, destacam-se:

Quanto ao tema de eleições em contexto de pandemia:

A necessidade de considerar formas alternativas de organização da votação e de exercício do voto que minimizem as deslocações dos eleitores e a sua concentração, bem assim a exigência de que, com e para além das campanhas de informação para a proteção das pessoas, se destaquem elementos suscetíveis de combater o medo e estimular a participação, tanto dos eleitores como dos agentes eleitorais.

Quanto ao futuro da votação:

Foram salientados os contributos que a biometria e a votação eletrónica podem oferecer para a consolidação da integridade dos processos eleitorais, em regiões sem ou com serviços de identificação civil em construção ou com condições de grande dispersão e isolamento populacional.

Quanto ao combate à desinformação:

Foi sublinhada a necessidade de defender a integridade dos órgãos de administração eleitoral contra os ataques de que são vítimas, que, muitas vezes, consubstanciam práticas de desinformação e, sempre, diminuem a capacidade de lhe dar combate. 
Tomou-se conhecimento da experiência sueca de constituição de uma rede de cooperação eleitoral com organismos públicos com intervenção na matéria e das experiências de educação de cidadãos para o combate à desinformação promovidas nos EUA.

No encerramento, face aos desenvolvimentos da realidade apurados nos painéis e nas comunicações e, em contraste, à relativa rigidez dos normativos sobre os sistemas e procedimentos eleitorais, o CEO do ICPS apelou a que os órgãos participantes, pela via da interpretação e aplicação das leis, levassem tão longe quanto possível a adequação das normas à realidade.

O Simpósio contou ainda, com demonstrações de empresas que fornecem imobiliário eleitoral, bem como soluções tecnológicas de segurança e integridade eleitorais.

No último dia teve lugar a Cerimónia de entrega dos prémios, nas seguintes categorias: International Institutional Engagement; Electoral Conflict Management; Accessibility for All; First Time Voter; Election Management; Citizens’ Engagement; Electoral Ergonomic; Lifetime Achievement; Electoral Commission of the Year; Electoral Commissioner of the Year.

Os Serviços de Apoio à Comissão Nacional de Eleições garantiram, em parceria com três colaboradores do ICPS, a concretização do 19.º Simpósio sobre Assuntos Eleitorais, que teve lugar no Crowne Plaza Caparica Lisbon, na Caparica. Foram executados múltiplos atos e procedimentos preparatórios e estabelecidos contactos com autoridades nacionais, produzidos e revistos diversos textos, apoiadas numerosas delegações estrangeiras na obtenção de vistos de entrada no país e organizado o transporte de quase uma centena de viajantes oriundos de diferentes partes do mundo de e para o aeroporto Humberto Delgado, tudo com vista a proporcionar as melhores condições e a garantir o bom curso do evento.

Nos dias do simpósio, asseguraram uma forte presença de Portugal e da Comissão na abertura do simpósio em cada um dos dias, com a exibição de pequenos vídeos: o primeiro sobre a história de Portugal e da CNE, sobretudo com registo dos quase 50 anos de existência e das inovações tecnológicas que esta Comissão coloca ao serviço dos processos eleitorais e referendários; o segundo, dedicado ao tema das “eleições acessíveis”, produzido e interpretado por pessoas com deficiência. Garantiram, também, a distribuição de materiais alusivos ao nosso país, a animação para o jantar oficial e, no dia seguinte ao encerramento do simpósio, uma excursão por Lisboa.

Por tudo isto, a Comissão não pode deixar de manifestar o seu sincero reconhecimento e público louvor a todos pelo esforço dedicado e competente com que se empenharam na concretização deste objetivo, sem deixar de mencionar o especial contributo de quem teve a responsabilidade de superintender e coordenar a sua ação.»

 

Comissão Nacional de Eleições, 21 de novembro de 2023

 

Documentos informativos

Clique na foto abaixo e percorra a galeria de fotos do simpósio