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Apresentação pública do “Estudo de identificação e formulação de estratégias para resposta aos desafios atuais e futuros da CNE - Comissão Nacional de Eleições”

Terça, 19 Dezembro, 2023

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) promove, hoje, 19 de dezembro, pelas 11h30, na Assembleia da República, a apresentação pública do “Estudo de identificação e formulação de estratégias para resposta aos desafios atuais e futuros da CNE”, desenvolvido pelo Centro de Estudos de Gestão (CEGE) do ISEG.

Nesta sessão serão apresentadas as principais conclusões deste estudo, que procura identificar os principais desafios que a CNE deve considerar com vista ao desenvolvimento da sua atividade e concretização da sua missão enquanto órgão superior da administração eleitoral com competência para disciplinar e fiscalizar todos os atos de recenseamento, eleições e referendos.

A sessão contará com a presença do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, do Presidente da CNE, José Vítor Soreto de Barros, e dos autores do estudo – Vítor da Conceição Gonçalves (coordenador), Ricardo Rodrigues e João Nuno Borges.

Uma entidade independente, credível e imparcial, que tem estado à altura das atribuições e responsabilidades ao longo de quase 50 anos de democracia, mas com necessidade de reforçar a visibilidade e o reconhecimento das suas competências, de melhorar a comunicação com os cidadãos e de dotar a sua estrutura com mais recursos para enfrentar os desafios futuros que se colocam nas eleições.

Esta é a perceção associada à Comissão Nacional de Eleições (CNE) de acordo com o estudo, divulgado numa altura em que se aproximam os 50 anos existência da CNE, que assenta numa componente quantitativa, através da realização de um questionário junto de 1965 cidadãos que já participaram em mesas de voto, e numa componente qualitativa, materializada a partir de 12 entrevistas com cidadãos reconhecidos pelas suas intervenções políticas, cívicas e académicas.

Da análise efetuada às respostas dos inquiridos e entrevistados, sobressaem quatro principais áreas de intervenção da CNE, que merecem atenção para a concretização da sua missão: imagem, evolução no digital e as suas implicações, órgãos de comunicação social e organização eleitoral.

“Estudo de identificação e formulação de estratégias para resposta aos desafios atuais e futuros da CNE – Comissão Nacional de Eleições”